$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ESTUDO EXPERIMENTAL DO ESCOAMENTO DE GÁS RETRÓGRADO EM MEIOS POROSOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCELO COELHO FERNANDES

Colaborador(es):  MARCIO DA SILVEIRA CARVALHO - Orientador
PAULO HOYER DA SILVA COSTA - Coorientador
Número do Conteúdo: 49169
Catalogação:  27/08/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49169@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49169@2

Resumo:
A produção de gás para os próximos anos continuará em ascensão devido ao aumento da demanda energética ao redor do mundo. A tendência global é a busca por energias mais limpas que o óleo e o carvão. O gás aparece como uma ótima opção pelo seu baixo custo e por ser menos poluente. Gás em jazidas mais profundas podem estar presentes em condição de gás retrógrado, a uma temperatura entre a temperatura crítica e cricondentérmica. O gás retrógrado em alta pressão e alta temperatura apresenta apenas a fase gasosa. Entretanto durante a produção, a pressão é reduzida na região mais próxima ao poço. Caso a redução da pressão atinja a pressão de orvalho da mistura, ocorrerá a deposição de condensado. O acúmulo excessivo deste condensado ao redor do poço pode reduzir a permeabilidade efetiva do gás prejudicando a sua produção. Para estudar a formação de condensado e como ela implica redução da permeabilidade do gás e do líquido, foram realizados experimentos utilizando o Método do Regime Pseudo-Permanente em duas amostras de rochas em condições de alta pressão e alta temperatura. Ao todo foram realizados 4 experimentos, sendo três utilizando uma amostra de arenito e o último uma amostra de carbonato. O fluido utilizado para representar o gás retrógrado foi uma mistura de etano/n-pentano em três níveis de formação de condensado. Os resultados obtidos mostraram que a permeabilidade relativa terminal do gás e do líquido foram influenciadas pela quantidade de líquido produzido, vazão de gás e características da amostra.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui