$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: SEGMENTAÇÃO SEMÂNTICA DE VAGAS DE EMPREGO: ESTUDO COMPARATIVO DE ALGORITMOS CLÁSSICOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DAVID EVANDRO AMORIM MARTINS

Colaborador(es):  EDUARDO SANY LABER - Orientador
Número do Conteúdo: 49087
Catalogação:  18/08/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49087@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49087@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49087

Resumo:
Este trabalho demonstra como web mining, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina podem ser combinados para melhorar a compreensão de vagas de emprego segmentando semanticamente os textos de suas descrições. Para atingir essa finalidade, foram coletados dados textuais de três grandes sites de vagas de emprego: Catho, LinkedIn e VAGAS.com.br. Baseado na literatura, este trabalho propôe uma estrutura semântica simplificada em que cada sentença da descrição da vaga de emprego pode pertencer a uma dessas classes: Responsabilidades, Requisitos, Benefícios e Outros. De posse dessa ideia, a tarefa de segmentação semântica pode ser repensada como uma segmentação de sentenças seguida de uma classificação. Usando o Python como ferramenta, são experimentadas algumas formas de construção de atributos a partir de textos, tanto léxicas quanto semânticas, e quatro algoritmos clássicos de aprendizado de máquina: Naive Bayes, Regressão Logística, Máquina de Vetores de Suporte e Floresta Aleatória. Como resultados, este trabalho traz um classificador (Regressão Logística com representação binária) com 95.58 porcento de acurácia, sem sobreajuste de modelo e sem degenerar as classificações por desbalanceio de classes, que é comparável ao estado da arte para Classificação de Texto. Esse classificador foi treinado e validado usando dados do Catho, mas foi testado também nos dados do VAGAS.com.br (88.60 porcento) e do LinkedIn (91.14 porcento), apresentando uma evidência de que seu aprendizado é generalizável para dados de outros sites. Além disso, o classificador foi usado para segmentação semântica das vagas de emprego e obteve uma métrica Pk de 3.67 porcento e uma métrica WindowDiff de 4.78 porcento, que é comparável ao estado da arte de Segmentação de Texto. Por fim, vale salientar duas contribuições indiretas deste trabalho: 1) uma estrutura para pensar e analisar vagas de emprego e 2) uma indicação de que algoritmos clássicos também podem alcançar o estado da arte e, portanto, sempre devem experimentados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui