$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: BUSCA DE ARQUITETURAS NEURAIS COM ALGORITMOS EVOLUTIVOS DE INSPIRAÇÃO QUÂNTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIELA DE MATTOS SZWARCMAN

Colaborador(es):  MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - Orientador
DANIEL SALLES CHEVITARESE - Coorientador
Número do Conteúdo: 49066
Catalogação:  13/08/2020 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49066@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49066@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49066

Resumo:
As redes neurais deep são modelos poderosos e flexíveis, que ganharam destaque na comunidade científica na última década. Para muitas tarefas, elas até superam o desempenho humano. Em geral, para obter tais resultados, um especialista despende tempo significativo para projetar a arquitetura neural, com longas sessões de tentativa e erro. Com isso, há um interesse crescente em automatizar esse processo. Novos métodos baseados em técnicas como aprendizado por reforço e algoritmos evolutivos foram apresentados como abordagens para o problema da busca de arquitetura neural (NAS - Neural Architecture Search), mas muitos ainda são algoritmos de alto custo computacional. Para reduzir esse custo, pesquisadores sugeriram limitar o espaço de busca, com base em conhecimento prévio. Os algoritmos evolutivos de inspiração quântica (AEIQ) apresentam resultados promissores em relação à convergência mais rápida. A partir dessa idéia, propõe-se o Q-NAS: um AEIQ para buscar redes deep através da montagem de subestruturas. O Q-NAS também pode evoluir alguns hiperparâmetros numéricos, o que é um primeiro passo para a automação completa. Experimentos com o conjunto de dados CIFAR-10 foram realizados a fim de analisar detalhes do Q-NAS. Para muitas configurações de parâmetros, foram obtidos resultados satisfatórios. As melhores acurácias no CIFAR-10 foram de 93,85 porcento para uma rede residual e 93,70 porcento para uma rede convolucional, superando modelos elaborados por especialistas e alguns métodos de NAS. Incluindo um esquema simples de parada antecipada, os tempos de evolução nesses casos foram de 67 dias de GPU e 48 dias de GPU, respectivamente. O Q-NAS foi aplicado ao CIFAR-100, sem qualquer ajuste de parâmetro, e obteve 74,23 porcento de acurácia, similar a uma ResNet com 164 camadas. Por fim, apresenta-se um estudo de caso com dados reais, no qual utiliza-se o Q-NAS para resolver a tarefa de classificação sísmica. Em menos de 8,5 dias de GPU, o Q-NAS gerou redes com 12 vezes menos pesos e maior acurácia do que um modelo criado especialmente para esta tarefa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui