$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ANÁLISE DE RESERVATÓRIOS CILÍNDRICOS DE CONCRETO ESTRUTURAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JULIO FERNANDO PACHER MAJUL

Colaborador(es):  DEANE DE MESQUITA ROEHL - Orientador
EMIL DE SOUZA SANCHEZ FILHO - Coorientador
Número do Conteúdo: 49037
Catalogação:  29/07/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49037@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49037@2

Resumo:
O atual crescimento e desenvolvimento das cidades faz com que a demanda pela construção de reservatórios seja cada vez maior. Atualmente os reservatórios mais utilizado são os retangulares, para conter materiais de diferentes tipos, sendo os reservatórios cilíndricos muito pouco difundidos e adotados para essa finalidade. Os reservatórios cilíndricos apresentam menores tensões nas paredes quando comparados com os retangulares e com o avanço dos computadores e a utilização do Método dos Elementos Finitos a análise desse tipo de estruturas torna-se cada vez mais simples. Este trabalho visa o estudo de reservatórios cilíndricos de concreto estrutural considerados como cascas curtas ou longas. Foram analisados cinco casos diferentes pelos diversos métodos analíticos disponíveis na literatura. Para todos esses casos foi realizada uma modelagem em elementos finitos no programa SAP2000, e os resultados obtidos foram comparados com a formulação de alguns autores que propõe expressões para a obtenção das solicitações atuantes nessas estruturas. Para o caso de reservatórios considerados como cascas longas as solicitações foram calculadas pela formulação de MÁRKUS (1976) e pela Teoria Clássica. Os resultados das solicitações obtidas por ambos os métodos apresentaram-se próximas e coerentes. Para os reservatórios considerados como cascas curtas foram utilizadas as formulações de FISCHER (1968) e EZEH et al. (2014). Os resultados dessas formulações mostraram que na maioria dos casos, principalmente dos reservatórios longos, todos são coerentes com os obtidos pelo método dos elementos finitos. Para o caso particular de reservatório curto estudado por EZEH et al. (2014) os resultados mostraram que existe uma diferença, que varia de 28 porcento a 32 porcento, tanto para os deslocamentos quanto para a força circunferencial N0, e uma diferença de até 96 porcento na posição onde esses máximos ocorrem. Para o caso de reservatório curto analisado com as expressões de FISCHER (1968) esses resultados mostram que o comportamento das curvas ao longo da altura da parede são iguais em comparação com os resultados fornecidos pelo SAP2000, mas existe uma diferença de até quatro vezes mais na borda superior desse tipo de reservatório para a força N0 e para os deslocamentos, respectivamente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui