$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: INVESTIGATING INTERACTIONAL ASPECTS FOCUSING ON FOREIGN LANGUAGE TEACHING: IS JEITINHO A POLITENESS STRATEGY IN BRAZILIAN PORTUGUESE?
Autor: ADRIANA BORGERTH VIAL CORRÊA LIMA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 49025
Catalogação:  23/07/2020 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  PAPER
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49025@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49025@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.49025

Resumo:
This article aims to present not only cultural resources and politeness strategies used in the interaction, focusing on jeitinho as a probable politeness strategy in Brazilian Portuguese, but also the need to teach these means in a second language class, as a way of improving the learner interactional communication. The corpus of this work consists of three episodes of Porta dos Fundos, comedy videos on the internet, analyzed based on the theoretical framework that supports this research, which are: Cultural Studies (Bennett, 1998; Kramsch, 1996), Theory of Politeness (Brown and Levinson, 1987 [1978]; Goffman, 1967) and Theory of Speech Acts (Austin, 1990[1962]; Searle, 1981[1969]). A didactic proposal addresses interactional aspects in Portuguese as Second Language, so that they can improve the interactive capacity of a non-native speaker, allowing him to achieve properly the interaction in which he is involved.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui