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Título: INVESTIGANDO ASPECTOS INTERACIONAIS COM FOCO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: SERIA O JEITINHO UMA ESTRATÉGIA DE POLIDEZ NO PORTUGUÊS DO BRASIL?
Autor: ADRIANA BORGERTH VIAL CORRÊA LIMA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 49025
Catalogação:  23/07/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49025@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49025@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.49025

Resumo:
Esse trabalho trata não só de recursos culturais e estratégias de polidez empregados na interação, enfocando o jeitinho como uma provável estratégia de polidez do português brasileiro, mas também da necessidade de ensino desses meios em aula de língua estrangeira, como ferramenta de desenvolvimento da comunicação interacional do falante-aprendiz. O corpus deste trabalho é composto de três episódios de Porta dos Fundos, produtora de vídeos de comédia veiculados na internet, analisados sob a luz do arcabouço teórico que sustenta esta pesquisa, a saber: Estudos Culturais (Bennett, 1998; Kramsch, 1996), Teoria da Polidez (Brown e Levinson, 1987[1978]; Goffman, 1967) e Teoria dos Atos de Fala (Austin, 1990[1962]; Searle, 1981[1969]). A proposta didática apresentada aborda aspectos interacionais em aula de PL2E, de modo que possa atuar como instrumento de promoção da capacidade interacional de um falante não-nativo, permitindo a ele alcançar a realização da interação em que está envolvido.

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