$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PARA ALÉM DA RIMA POBRE DO CAPITAL: QUESTÕES SOBRE A INSERÇÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO MENTAL NO TRABALHO FORMAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TATHIANA MEYRE DA SILVA GOMES

Colaborador(es):  INEZ TEREZINHA STAMPA - Orientador
ALEXANDRE MAGNO TEIXEIRA DE CARVALHO - Coorientador
Número do Conteúdo: 48963
Catalogação:  13/07/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48963@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48963@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48963

Resumo:
A tese apresentada busca problematizar a questão da inserção das pessoas com transtorno mental no trabalho formal. Parte-se da constatação de que não há ineditismo na relação entre trabalho e saúde mental, que é histórica e remonta ao uso do trabalho como meio de disciplina nas casas de trabalho do século XVII. A tese buscou historicizar essa relação e demonstrar sua configuração recente no cenário atual de inserção das pessoas com transtorno mental no trabalho formal. Com isto, buscou-se identificar os mecanismos que vêm possibilitando que essa inserção ocorra, o significado que o trabalho possui para esses sujeitos, assim como a repercussão que a inserção no trabalho formal teve em suas vidas. A investigação foi orientada pela ideia de que, apesar dos efeitos deletérios provocados pela forma social que o trabalho assume no sistema capitalista, essa atividade figura no imaginário das pessoas com transtorno mental como atividade produtiva ideal, entre outras coisas, em função da associação cultural e simbólica, vigente no senso comum, entre trabalho e normalidade. Para realização da pesquisa de campo foram entrevistados 17 participantes, entre usuários dos serviços de saúde mental, gestores e profissionais da área que atuam com atividades voltadas à inserção das pessoas com transtorno mental no trabalho formal. Foram eleitos como campo de pesquisa o Projeto Gerência de Trabalho e o Projeto Pistrab/Nusamt. Este último envolveu, ainda, como campo de pesquisa, o Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro e o Instituto Municipal de Assistência à Saúde Mental Juliano Moreira. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que para a maioria dos entrevistados o trabalho assume o sentido de emprego e possui a capacidade de promover reconhecimento e pertencimento social, a despeito do retorno monetário que promove. Questões que remetiam ao reforço do estigma pelas relações de trabalho também foram recorrente na fala dos entrevistados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui