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Coleção Digital
Título: CONTINUUM AUTÔNOMO: SOBRE AS OBRAS DE STOCKHAUSEN E EISENMAN Autor: FRANCISCO PALMEIRA DE LUCENA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48944
Catalogação: 09/07/2020 Liberação: 09/07/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48944@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48944@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48944
Resumo:
Título: CONTINUUM AUTÔNOMO: SOBRE AS OBRAS DE STOCKHAUSEN E EISENMAN Autor: FRANCISCO PALMEIRA DE LUCENA
Nº do Conteudo: 48944
Catalogação: 09/07/2020 Liberação: 09/07/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48944@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48944@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48944
Resumo:
A tese de uma autonomia da arte contemporânea, em tempos de realidade
virtual – na qual a contenda ontológica do objeto artístico é vista como uma
exponenciação da aura perdida de Benjamin – pode ser compreendida de duas
maneiras opostas: entendendo a autonomia como uma quimera teórica ou como
uma questão que ainda exige uma contínua reflexão crítica. A proposta aqui
converge à segunda tendência. Assim, ela insiste sobre a questão da autonomia e
isso implica, antes, numa análise crítica do papel desta dentro da história arte – na
maneira pela qual, desde o Laocoonte de Lessing, passando por Greenberg, até a
teoria estética de Adorno, foi se conformando na teoria da arte a ideia de uma
autonomia da especificidade. Historicamente, a autonomia da especificidade estava
encerrada pelas regras que a determinavam: linguagem, estilo e materiais. Neste
contexto histórico modernista dois campos se destacam por serem muito regrados
em suas abstrações: a música e a arquitetura. E dentro desses respectivos campos
os trabalhos do compositor Karlheinz Stockhausen e do arquiteto Peter Eisenman
aparecem como obras, entre as produções contemporâneas, que simultaneamente
subvertem e resistem às especificidades das suas normas internas. Seguindo os
passos desses artistas, este trabalho investiga a possibilidade de um outro tipo de
autonomia que lida com uma condição de presença autônoma – um continuum
autônomo que problematiza a temporalidade histórica seja da resultante sonora, seja
da resultante espacial, e nunca se ancora em especificidades pré-determinadas.
Nestes termos, Stockhausen e Eisenman realizam uma autonomia cuja
temporalidade é um continuum intrínseco que opera sempre o movimento de elã
crítico do binômio fenômeno e conceito – através da abordagem crítica seja dos seus
meios, seja das suas linguagens.