$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DOIS MERGULHOS NA PROSA CONTEMPORÂNEA: DANIEL GALERA, CAROL BENSIMON E O REALISMO ÍNTIMO
Autor: LAURA DE ASSIS SOUZA E SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  KARL ERIK SCHOLLHAMMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48903
Catalogação:  06/07/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48903@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48903@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48903

Resumo:
O objetivo da tese é analisar na prosa contemporânea, dentro das propostas realistas que têm sido recorrentes na literatura brasileira, uma vertente que vem sendo denominada como realismo íntimo. A hipótese é de que autores cujas obras se inscrevem dentro dessa linha de força que vem se apresentando na novíssima literatura brasileira, como Daniel Galera e Carol Bensimon, buscam possibilidades de escrita que vão além da representação e descrição de espaços, situações e indivíduos, almejando a construção de uma narração e ambientação que transcenda a simples simulação de uma realidade física, usando, para tanto, estratégias distintas, que fazem com que o exterior atue, ao mesmo tempo, como reflexo interior e elemento revelador do universo íntimo dos personagens. No realismo íntimo, é a intimidade que constrói os cenários e, simultaneamente, é a partir do contato com o fora que se desvela o interior desses personagens. A partir da leitura e análise dos textos de ficção e de dispositivos teóricos tão contemporâneos quanto as próprias obras literárias em questão, o que se pretende é compreender as estratégias narrativas utilizadas, analisando de que modo o realismo íntimo se aproxima ou se distancia de outras abordagens relacionadas a uma (im)possível representação da realidade, assim como investigar sua correlação com a tradição realista que pode ser identificada em diferentes momentos da literatura brasileira.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui