$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ADEUS À BIG FOUR?: PRAZER E SOFRIMENTO NA EXPERIÊNCIA DE APOSENTADORIA DE EXECUTIVOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JULIA VILLAS BOAS LEMOS

Colaborador(es):  ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - Orientador
Número do Conteúdo: 48863
Catalogação:  01/07/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48863@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48863@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48863

Resumo:
O processo de envelhecimento populacional deu início a diversos questionamentos sobre a qualidade de vida dos idosos, a capacidade do mercado de trabalho absorver essas pessoas e a idade da aposentadoria. Nesse contexto de mudanças, as principais empresas de consultoria e auditoria denominadas Big Four obrigam seus sócios a se aposentar por volta dos sessenta anos, o que nem sempre atende aos anseios desses profissionais. Este estudo buscou entender os aspectos de prazer e sofrimento de ex-sócios dessas empresas frente à sua carreira e a sua atual vivência de aposentadoria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram entrevistados sete ex-sócios de três das quatro empresas Big Four, todos residentes no Rio de Janeiro. O resultado indica que tanto os prazeres quanto os sofrimentos vividos no dia-a-dia profissional são ressignificados, ao serem lembrados pelos entrevistados, atualmente aposentados. No que diz respeito à trajetória profissional pregressa, o principal sofrimento relatado refere-se ao pouco tempo dedicado à vida familiar. Já o prazer estava associado ao fato de terem atingindo suas metas e terem contribuído para a empresa. No que diz respeito à experiência de aposentadoria, o prazer está em fazer aquilo que não se pôde dedicar ao longo da carreira, como o convívio com a família e viagens, além da sensação de dever profissional cumprido e da perspectiva de criar novos desafios e nunca parar de trabalhar. Os sofrimentos nessa fase estão muitas vezes associados a questões que os entrevistados esperaram para aproveitar somente em sua aposentadoria, mas que devido a acasos da vida, não estão conseguindo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui