$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ESTUDO DE CASO EM UM PROGRAMA DE ENSINO SUPERIOR DOS ESTADOS UNIDOS
Instituição:  -
Autor(es): ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE
CASSIA CAROLINA DE ABREU
CRISTIAN AQUINO-STERLING

Colaborador(es):  - Número do Conteúdo: 48812
Catalogação:  29/06/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48812@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48812@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.48812

Resumo:
Este artigo tem como objetivo apresentar parte de um projeto, ainda em desenvolvimento, acerca do ensino e da aprendizagem de português brasileiro como segunda língua para estrangeiros (PBL2) e de português brasileiro como língua estrangeira (BPFL). Esse projeto está sendo realizado por duas instituições de ensino superior, uma no Brasil, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e a outra nos Estados Unidos, na San Diego State University (SDSU). O projeto propõe um objetivo geral, que é realizar um estudo comparativo e colaborativo relativo aos programas de ensino e aprendizagem do português em ambas as instituições, e um conjunto de objetivos específicos concernentes a características idiossincráticas baseadas nas diretrizes metodológicas que norteiam os programas das duas universidades. Apresentamos, aqui, apenas um extrato da pesquisa, que diz respeito ao levantamento e a análise preliminar dos dados realizados na SDSU, a partir de informações fornecidas por estudantes de nível básico e intermediário do português. Esse estudo de caso tem como embasamento teórico, investigações realizadas por Yin (2014), Barttlet e Vavrus (2017) e Figueiredo (2017).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui