$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO AMOROSO: VARIÁVEIS PREDITORAS E IMPACTO SOBRE O BEM-ESTAR SUBJETIVO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): AMANDA LONDERO DOS SANTOS

Colaborador(es):  TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 48779
Catalogação:  25/06/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48779@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48779@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48779

Resumo:
Satisfação com o relacionamento amoroso é um dos principais temas estudados na área de relações interpessoais, e é algo muito desejado pelas pessoas que estão em relacionamento. Os objetivos gerais desta tese foram identificar preditores da satisfação com o relacionamento amoroso e verificar a relação entre satisfação com o relacionamento amoroso e o bem-estar subjetivo. Para atingir tais objetivos, foram desenvolvidos quatro estudos. O primeiro estudo investigou conceitos associados à valência positiva referentes ao relacionamento e ao parceiro amoroso. No segundo estudo, adaptou-se para o Brasil uma escala mundialmente utilizada para avaliar a satisfação com o relacionamento amoroso e também se propôs uma versão revisada dessa escala. No terceiro estudo, testou-se o poder mediador da percepção do investimento do parceiro na relação entre apego e satisfação com o relacionamento. Enfim, o quarto estudo investigou o poder preditivo de aspectos do relacionamento amoroso sobre o bem-estar subjetivo, além do que é explicado pelas variáveis sociodemográficas e de personalidade. Os resultados revelaram conceitos frequentemente associados aos esquemas de relacionamento e parceiro amoroso, o que permitiu encontrar possíveis preditores da satisfação com o relacionamento amoroso. A percepção de investimento passivo simbólico do parceiro foi um importante preditor positivo da satisfação com o relacionamento, mediando completamente a relação entre apego e satisfação com o relacionamento. A satisfação com o relacionamento foi um dos principais preditores positivos do bem-estar subjetivo. A partir dos resultados dos estudos desta tese sugerem-se possíveis intervenções para melhorar os relacionamentos amorosos que, por sua vez, venham contribuir para uma vida mais feliz.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui