$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: TALVEZ EM SONHO CANTANDO E DANÇANDO, JE RÉVEILLE: ENTRE A FALA E A ESCUTA NOS SEMINÁRIOS DE JERZY GROTOWSKI PELO COLLÈGE DE FRANCE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA LUIZA FIRMEZA ROCHA

Colaborador(es):  HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - Orientador
MARIANA MAIA SIMONI - Coorientador
Número do Conteúdo: 48752
Catalogação:  24/06/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48752@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48752@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48752

Resumo:
A partir de uma perspectiva transdisciplinar entre os estudos de literatura e os estudos teatrais, esta tese questiona o lugar de fala e de escuta nas últimas conferências públicas do artista polonês, Jerzy Grotowski [1933-1999], na Cadeira de Antropologia Teatral pelo Collège de France, em Paris, nos anos de 1997 e 1998, intitulada Jerzy Grotowski, La lignée organique au théâtre et dans le rituel. A tese propõe um exercício performativo de decolonização do sistema teórico e prático grotowskiano e se configura como um experimento literário fundado no deslocamento da palavra no tempo_espaço, enfatizando escritas e oralidades outras, inseridas visual, plástica, tátil e auditivamente, por meio da apropriação e justaposição de diferentes registros de linguagem e formatos variados: cenas, roteiros, anotações, notícias de jornal, fabulações, memórias, cantos, poemas, desenhos, fotografias. A partir desta conjunção heterogênea de vozes de autorias múltiplas, o trabalho propõe não apenas deslocamentos que desestabilizam o lugar relativamente hegemônico ocupado por Grotowski nos estudos teatrais, mas também subverte a lógica arquivística de certa forma exclusiva, que tem regido até hoje a produção de conhecimento a partir de seu material: em sua segunda parte, a tese disponibiliza a transcrição de mais de 11 horas de áudio referentes aos sete seminários proferidos por Grotowski incluindo a interação dos seus ouvintes, bem como a tradução do francês para o português, num esforço inédito de democratização de seu último material não publicado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui