$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: SOU MUITO JOVEM: ESCOLHAS E ESTRATÉGIAS DE JOVENS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): REJANE BRANDÃO SIQUEIRA

Colaborador(es):  SONIA KRAMER - Orientador
ELIANE RIBEIRO ANDRADE - Coorientador
Número do Conteúdo: 48669
Catalogação:  18/06/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48669@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48669@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48669

Resumo:
A juventude tem sido tema de pesquisa nas últimas décadas com diferentes abordagens e percursos, mas o estudo do jovem enquanto professor em formação é ainda deficitário de acordo com o levantamento da produção de trabalhos realizado para a elaboração da presente tese, que se insere no campo da juventude e aborda a percepção de jovens de 16 a 20 anos que vivenciam a sua condição juvenil como concluintes de Ensino Médio em uma escola de formação de professores, na modalidade Normal situada na Baixada Fluminense e constituem uma realidade imperceptível no cenário das matrículas seja do Ensino Médio no Brasil ou no estado do Rio de Janeiro. Porém são jovens, sujeitos sociais e representam uma minoria que vive sua condição juvenil num determinado contexto e sob condições sociais determinadas e determinantes. Na busca por conhecer como esses jovens percebem a sua condição juvenil, o preenchimento de um questionário socioeconômico, o relato de histórias e a realização de um grupo focal foram estratégias teórico-metodológicas adotadas, colocando a narrativa como o eixo orientador da pesquisa, que tem na linguagem a sua centralidade. A Baixada Fluminense, contexto da pesquisa, é apresentada a partir de dados censitários e de amostragens nacionais, apresentada a fim de situar o campo e os sujeitos. O conceito de condição juvenil e a abordagem dos jovens no Ensino Médio são norteados por estudos do campo da juventude, além das contribuições da pesquisa Agenda Juventude Brasil (2016). A escuta dos jovens se orientou pelo exercício de seu reconhecimento enquanto sujeito histórico e social, inserido em um contexto, produzido e produtor de cultura, que carrega diferentes modos de perceber-se na sua condição juvenil e que por seus diferentes modos de vivenciá-la dentro e fora da instituição escolar, as aproximações e afastamentos construídos a partir de sua auto percepção do ser jovem e ser jovem estudante do Ensino Médio, na modalidade Normal possibilita identificá-lo como jovem normalista.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui