XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PRESENÇA MULTIMODAL NO ENSINO SUPERIOR EM DESIGN: OLHARES PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA Autor: MARIA JULIA MORAES PINTO NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48660
Catalogação: 18/06/2020 Liberação: 18/06/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48660&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48660&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48660
Resumo:
Título: PRESENÇA MULTIMODAL NO ENSINO SUPERIOR EM DESIGN: OLHARES PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA Autor: MARIA JULIA MORAES PINTO NUNES
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48660
Catalogação: 18/06/2020 Liberação: 18/06/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48660&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48660&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48660
Resumo:
A presente pesquisa se situa na confluência entre essa presença multimodal para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o caráter ideológico na trajetória formativa do Ensino Superior em Design. Com o objetivo de contribuir para uma reflexão sobre os processos formativos dos futuros designers na sociedade, este estudo faz uma investigação sobre a presença multimodal em experiências de sala de aula, enfatizando-a enquanto estruturadora de práticas discursivas com reflexos no âmbito social. A pesquisa explora em que medida a formação em Design incorpora uma reflexão sobre os objetos de uso, sistemas de informação em serviços no domínio da pragmática, debatendo sobre o objeto em uso como mediador de significados individuais e coletivos. O contexto de observação se dá em um curso de Bacharelado em Design com habilitação em Comunicação Visual de uma instituição de Ensino Superior do Rio de Janeiro, e se fundamenta nos princípios da pesquisa qualitativa e da observação participante. Nos aproximamos da abordagem teórico-metodológica da Sociolinguística Interacional como base para a interpretação dos dados. A ponte da multimodalidade como condição propulsora dos processos de construção de sentidos sociais está fundamentada na obra de Fairclough. Bomfim, Couto, Farbiarz e Novaes são os autores que sustentam a construção epistemológica do Design como campo produtor de sentidos a partir de atos de linguagem. Entre os achados e reflexões da pesquisa, encontram-se esquemas de conhecimento nas interações inerentes a uma práxis analítica e crítica, e identifica-se uma diversidade de ocorrências de perspectivas pragmáticas nas práticas pedagógicas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |