$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: TROPICUIR: ESTÉTICO-POLÍTICAS TRANSVIADAS-MEMÓRIA, ARQUIVO, DESIGN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLOS GUILHERME MACE ALTMAYER

Colaborador(es):  DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador
Número do Conteúdo: 48596
Catalogação:  15/06/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48596@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48596@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48596

Resumo:
Esta presente pesquisa aborda práticas estético-políticas nos campos das artes e dos ativismos, incluídos neste escopo práxis curatoriais e editoriais, tendo como denominador comum corpos transviados (sexo e gênero dissidentes), cujas atuações conformam redes contra-normativas de resistências a apagamentos frente aos regimes de visibilidade dominantes em espacialidade e temporalidade definidas como a cidade do Rio de Janeiro na década de 2010. Tais manifestações insurgentes integram movimentos sociais e políticos – levantes cuir, feminista e transfeminista –em curso no Brasil contemporâneo, e atuam nas mais diversas frentes sobre as quais incide o reposicionamento epistemológico frente às teorias e metodologias de base colonial e cisheteronormativa brancas. Este escrito trata-se, portanto, da consolidação de uma investigação participante, ancorada no corpo de um pesquisador bicha que, através de uma série de trabalhos em campo e pesquisas coletivas (manifestações, mostras, exposições, encontros, debates, treinamentos, festas, palestras, aulas, grupos de estudo, residências artísticas, leilão de arte, entre outras ações), cria estratégias de auto representação que atravessam as múltiplas manifestações estudadas. Através de exercícios de reconstituição das narrativas aqui retratadas, que a história oficial sistematicamente exclui da memória social, foi possível propor questões concernentes às práticas de memória e esquecimento, identificar relações entre as políticas de memória e escritas da história, alcançando o debate sobre o desenho de arquivos sexo e gênero dissidentes como prática político-estética de sobrevivência: uma queerização do campo do design, pensado aqui como design político, frente à sua responsabilidade ética. Trabalho que resultou também na realização de uma plataforma independente para a salvaguarda informacional e articulação comunicacional continuadas de práticas reunidas ao longo da realização desta pesquisa acadêmica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui