$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS PARA SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO COM REABASTECIMENTO DIÁRIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JULIANA ABREU TALON

Colaborador(es):  RAFAEL MARTINELLI PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 48494
Catalogação:  08/06/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48494@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48494@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48494

Resumo:
Nos últimos anos as empresas varejistas começaram a investir em modelos menores de lojas, voltando-se para o atendimento de conveniência, que busca atender os novos hábitos de consumo da população. No entanto, esse modelo de loja representa um grande desafio logístico para as empresas, uma vez que por serem pequenas essas lojas normalmente não possuem espaço para estoque, necessitando de abastecimentos frequentes. A logística urbana apresenta alguns obstáculos como as restrições de circulação por tipo de veículo e as janelas de tempo, tornando a roteirização adequada fundamental para entregar o produto correto, no momento correto e na quantidade correta, garantindo assim a redução de veículos, distância percorrida e custos logísticos. Desta forma, este trabalho busca contribuir para o reabastecimento ótimo de lojas de conveniência localizadas em grandes centros urbanos através da otimização de rotas, considerando restrições de circulação e janelas de tempo disponíveis para abastecimento. Para isto, um estudo de caso foi feito em uma empresa do setor varejista utilizando uma ferramenta de código aberto baseada no Excel para resolver a variante do problema de roteirização de veículos. A ferramenta utilizada para resolver casos reais da empresa em estudo, considera o planejamento médio da demanda diária assim como a capacidade e disponibilidade dos veículos, tempos de descarga e restrições de horário para recebimento e circulação de veículos. Os resultados do estudo para os cenários discutidos apresentam uma redução de até 32 por cento no frete da empresa, além de oportunidades de ganhos operacionais frente à atual operação da empresa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui