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Título: CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E EQUIPAMENTOS CULTURAIS NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ: RELAÇÕES IM/POSSÍVEIS?
Autor: ANA MARIA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48471
Catalogação:  05/06/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48471@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48471@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48471

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo conhecer e analisar experiências culturais propiciadas às crianças da Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió, Estado de Alagoas, a partir da relação com os equipamentos culturais. Parte-se de uma compreensão de infância enquanto categoria plural, dinâmica, situada na história e na cultura e de criança como sujeito de direitos, sujeito potente, imaginativo, competente e capaz. A pesquisa procurou estabelecer um diálogo com estudos produzidos nos campos da infância, cultura, equipamentos culturais e formação cultural, compreendendo-se que falar em cultura implica reconhecer que se trata de um termo carregado de múltiplos sentidos. O conceito de equipamento cultural é abordado para além da perspectiva que o define como instalação física e material, sendo tratado também enquanto coletivo ou círculo de pessoas que produzem e expressam de modos distintos a cultura e que contribuem para a produção de identidades e sentimentos de pertencimento. Ao se lançar um olhar para a literatura que trata da formação cultural da criança pequena a partir da mediação da Instituição de Educação Infantil em diálogo com instituições culturais, percebe-se que existe uma lacuna no tocante a pesquisas que abordam a referida temática no Estado de Alagoas e no município de Maceió, contudo, esta percepção também se confirmou em nível nacional. Compreende-se que formação cultural é um processo que não finda, é diálogo e troca permanente que se faz no re/encontro diário com as experiências e repertórios individuais e coletivos. Trata-se de educação dos sentidos, cujas experiências concorrem para refinar e aguçar o olhar, a escuta e, portanto, a percepção de si, do outro e do mundo. O estudo tem um caráter qualitativo em que se realizou uma pesquisa de campo, utilizando-se de entrevistas com profissionais que atuam em equipamentos culturais; com professoras, diretoras e coordenadoras pedagógicas que trabalham em Centros Municipais de Educação Infantil de Maceió (CMEIs). Utilizou-se também de pesquisa documental, de registros fotográficos dos equipamentos culturais e de notas em diário de campo. Estabeleceu-se um diálogo com os estudos de Adorno, Vigotski, Teixeira Coelho, Nogueira, Carvalho, Chauí, Freire, Ostetto e Leite e outros, que contribuem para as reflexões empreendidas nesta tese. Os resultados da investigação indicam que os desencontros das crianças da Educação Infantil com os equipamentos culturais em Maceió ocorrem em detrimento de uma frágil articulação entre diferentes órgãos responsáveis pelas ações educativas e culturais no Município. Verificou-se que a concepção de formação cultural presente nos CMEIs pesquisados é marcada pela valorização das tradições populares em Alagoas, desta feita, as experiências culturais das crianças pequenas são perpassadas pela presença dos folguedos e se sobrepõem àquelas que acontecem por meio de visitas esporádicas a instituições culturais, como museus, teatros, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.

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