$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: GÊNERO E CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO DE IDOSOS EM ÂMBITO FAMILIAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ISABEL SILVESTRE SANTOS

Colaborador(es):  ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 48421
Catalogação:  02/06/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48421@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48421@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48421

Resumo:
A presente dissertação analisa os sentidos atribuídos ao cuidado por profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Maria Lina de Castro Lima, inseridos em dinâmicas familiares de cuidados de longa duração de idosos. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo principal instrumento para a produção de dados consistiu em entrevistas narrativas, realizadas no mês de dezembro de 2019, com cinco profissionais na qualidade de filhos e/ou sobrinhos de uma pessoa idosa que necessita de apoio afetivo, material ou financeiro. A análise dos dados obtidos se deu através do método de interpretação de sentidos, sendo possível identificar percepções dos sujeitos da pesquisa acerca dos desafios, possibilidades, desigualdades, acordos e concessões ao desempenharem essa tarefa. Dentre os resultados alcançados, se constatou que se por um lado o sentimento de reciprocidade se destacou como uma das motivações para desempenharem essa função, em contrapartida apreendeu-se a obrigação também como uma das razões expressas. Além disso, percebeu-se a relevância para os entrevistados em preservar a autonomia desse familiar. Resultados que foram analisados a partir das fundamentações teóricas que basearam esse estudo, considerando as principais categorias de análise - família, gênero e cuidado - que nortearam a pesquisa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui