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Título: PENSAR E ESCREVER A PERIFERIA: FLUP COMO UM LANCE DE POLÍTICA CULTURAL
Autor: DANIELE RODRIGUES OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ENEIDA LEAL CUNHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48409
Catalogação:  01/06/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48409@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48409@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48409

Resumo:
A dissertação apresenta a Festa Literária das Periferias buscando entendê-la como política cultural. Criada em 2012 por Écio Salles e Julio Ludemir, a FLUP desde então ocorre anualmente na cidade do Rio de Janeiro e tem revelado, ao longo de suas edições, que é possível democratizar e descentralizar o consumo e, principalmente, a produção literária. A pesquisa, portanto, busca descrever e analisar a FLUP a fim de traçar seu histórico, edições e transformações com o objetivo de refletir como o projeto incorpora questões temáticas locais e globais, questionamentos da própria periferia, em articulação com as demandas da contemporaneidade. Além disso, compreendendo que a FLUP é um dos muitos resultados das políticas afirmativas iniciadas em 2003, a dissertação também busca entender quais são os efeitos e impasses da FLUP como política cultural democratizante e, paralelamente, sujeita aos incontáveis mecanismos de cooptação do mercado. A FLUP traz à cena literária uma periferia que se torna o centro ou o cerne da sua própria produção. Nesse sentido, a dissertação também analisa as repercussões da FLUP no plano mais estrito da configuração e elaboração do literário a partir das suas oficinas de formação e utiliza o Poetry Slam, uma competição de poesia falada, como um “estudo de caso” significativo da interação entre formas majoritárias canônicas e as formas minoritárias performáticas emergentes.

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