$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: THINKING AND ACTING OF SCHOLARS IN THE DECOLONIAL RIFTS AND WEDGES: ETHNIC-RACIAL RELATIONS ON SCOPE IN GRADUATE PROGRAMS
Autor: CLEA MARIA DA SILVA FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ADVISOR
Nº do Conteudo: 48368
Catalogação:  29/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48368@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48368@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48368

Resumo:
This dissertation aims at understanding how university scholars conceive, build, and engage in decolonial and intercultural perspectives in their academic praxis, while performing the epistemic turn demanded to disrupt with outdated academic paradigms. The present work is the result of a research developed throughout the implementation of a Professional Master Program in Education and Ethnic-Racial Relations (PPGER) at the Federal University of South Bahia (UFSB). PPGER Graduate Program has been conceived based on counterhegemonic perspectives and intents to engender process of reconfiguration of the current Brazilian university model. The core question is formulated as follows: which challenges and possibilities are posed to scholarly practices and knowledges through decolonial and intercultural perspectives while focused in ethnic-racial relations? The qualitative method of this research relies on a case study, its empirical matter. While taking into account its premise and context, it structured itself in three theoretical axes: (i) decolonial approaches; decoloniality, interculturality and intercultural education - using as references works by Candau (2000, 2003, 2016), Walsh (2009, 2013, 2016), Mato (2016), Castro-Gómez (2005), Mignolo (2017), Grosfoguel, (2008), Quijano (2000), Maldonado-Torres (2006), Castro-Gómez and Grosfoguel (2007); and (ii) Education and Ethnic-Racial Relations, primarily led by studies by Cavalleiro (2000), Rosemberg (1998, 2003), Gomes (2000, 2001, 2017), Spivak (2010), Hasenbalg and Silva (1998/1999) and Carvalho (2005) and; (iii) decolonial pedagogy and praxis, based on Maldonado-Torres (2007), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), Walsh (2009, 2010), Freire (2005), Mignolo (2005, 2008). Results indicate that, despite efforts by scholars to promote changes and advances towards practices and knowledges within academic environments, there still remain barriers – specially in Grad Programs – that keep the university model from effectively becoming a counterhegemonic space.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui