$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: O PENSAR E O AGIR DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DAS FISSURAS E BRECHAS DECOLONIAIS: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM FOCO NA PÓS-GRADUAÇÃO
Autor: CLEA MARIA DA SILVA FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48368
Catalogação:  29/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48368@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48368@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48368

Resumo:
Esta tese tem como objetivo compreender como os docentes universitários concebem, constroem e assumem nas suas atividades acadêmicas uma práxis centrada na perspectiva decolonial e intercultural, efetivando o giro epistêmico demandado pela ruptura da universidade na qual atuam com os paradigmas epistemológicos tradicionais. Ela é o resultado da pesquisa que se desenvolveu olhando para a implementação do Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja proposta focaliza as relações étnico-raciais. Trata-se de um programa de Pós-graduação concebido a partir de um paradigma institucional e epistemológico que se propõe contra-hegemônico e intenta engendrar processos de reconfiguração do consolidado modelo universitário brasileiro. O problema central se constituiu na seguinte questão: Quais possibilidades e desafios são colocados para os saberes e práticas de docentes universitários a partir da adoção de uma perspectiva decolonial e intercultural focalizada nas relações étnico-raciais? A pesquisa é de cunho qualitativo e se vale do estudo de caso como matéria empírica. Levando em conta as suas premissas e contexto, se sustentou em três eixos teóricos, a saber: (i) a abordagem decolonial: decolonialidade, interculturalidade e educação intercultural, se referenciando nos trabalhos desenvolvidos por Candau (2000, 2003, 2016), Walsh (2009, 2013, 2016), Mato (2016), Castro-Gómez (2005), Mignolo (2017), Grosfoguel, (2008), Quijano (2000), Maldonado-Torres (2006), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007); (ii) relações étnico-raciais e educação, pautando-se prioritariamente em Cavalleiro (2000), Rosemberg (1998, 2003), Gomes (2000, 2001, 2017), Spivak (2010), Hasenbalg e Silva (1998 e 1999) e Carvalho (2005) e; (iii) pedagogia e práxis decolonial, fundamentado em Maldonado-Torres (2007), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), Walsh (2009, 2010), Freire (2005), Mignolo (2005, 2008). Os resultados apontaram que, embora os docentes invistam esforços na promoção de mudanças e avanços em relação às suas práticas e aos saberes que circulam no espaço acadêmico, ainda existem barreiras - sobretudo nos cursos de pósgraduação - para o rompimento com o consolidado modelo universitário, que ainda vivencia desafios para se configurar efetivamente como espaço contra hegemônico.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui