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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: USO DE TÉCNICAS DE MACHINE LEARNING NA PREVISÃO DO RISCO DE INADIMPLÊNCIA DE ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA Autor: GIOVANNA NISKIER SAADIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48281
Catalogação: 26/05/2020 Liberação: 26/05/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48281&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48281&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48281
Resumo:
Título: USO DE TÉCNICAS DE MACHINE LEARNING NA PREVISÃO DO RISCO DE INADIMPLÊNCIA DE ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA Autor: GIOVANNA NISKIER SAADIA
Nº do Conteudo: 48281
Catalogação: 26/05/2020 Liberação: 26/05/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48281&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48281&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48281
Resumo:
Tão expressiva quanto a curva de crescimento do número de matrículas nas
instituições de ensino superior (IES) privadas nos últimos anos é a respectiva curva
da inadimplência, cujo aumento pode ser explicado, principalmente, pelo
aprofundamento da crise econômica no país e pela redução do número de vagas
ofertadas pelo FIES. A inadimplência apresenta-se como um desafio à gestão
financeira das instituições de ensino, uma vez que impacta os seus custos
operacionais e acaba sendo repassada aos alunos sob forma de aumento de
mensalidade. Além disso, a evasão estudantil é também uma das principais
consequências da inadimplência, à medida que alunos com dificuldades financeiras
acabam por abandonar seus cursos, representando para as instituições de ensino não
só uma perda econômica, como também acadêmica e social. As IES, em sua maioria,
não utilizam qualquer tipo de técnica de credit scoring para prever o risco de seus
alunos se tornarem inadimplentes. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma
metodologia quantitativa para previsão de risco de inadimplência de alunos ativos.
Baseado em dados históricos de alunos que estavam inadimplentes ou adimplentes,
modelos gerados por algoritmos de machine learning foram estimados e
comparados. Por fim, os resultados obtidos evidenciaram a relação entre a
inadimplência e a variação do valor pago ao longo dos semestres analisados,
quantidade média de disciplinas cursadas, natureza empregatícia ao aluno e
existência de débitos em semestres anteriores. Com a aplicação dos modelos
propostos, as IES seriam capazes de identificar alunos com maior risco de
inadimplência e planejar ações preventivas específicas para este grupo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |