$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: VÍNCULOS DE IMIGRANTES E COMÉRCIO INTERNACIONAL: EVIDÊNCIAS DO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLOS HENRIQUE GOMES DE BRITO

Colaborador(es):  JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - Orientador
THIERRY ANDRE LOUIS VERDIER - Coorientador
Número do Conteúdo: 48273
Catalogação:  25/05/2020 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48273@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48273@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48273

Resumo:
Este artigo investiga o impacto dos vínculos dos imigrantes (estrangeiros) com seu país de origem nas importações e exportações brasileiras. Segundo a literatura, os imigrantes afetam positivamente tanto as importações quanto as exportações porque possuem um conhecimento superior dos aspectos do mercado do seu país de origem, habilidades linguísticas e contatos comerciais que mitigam barreiras informais ao comércio. No entanto, a maioria dos estudos publicados se concentrou em avaliar essas questões em contextos de economias desenvolvidas. Diferentemente, para testar a significância empírica e a magnitude desses efeitos, usamos dados detalhados brasileiros (inexplorados pela literatura) de 2002 a 2016 no nível do município e do trabalhador para estimar equações de gravidade aumentada. De acordo com os resultados, os municípios com relativamente mais imigrantes de um determinado país (especialmente os que ocupam cargos de gerência em empresas que exportam ou importam) comercializam mais com esse país. Os resultados também indicam efeitos maiores para produtos diferenciados (mais complexos) e para países com diferentes crenças religiosas e diferentes instituições do Brasil.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui