INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ANÁLISE DE TENSÕES EM DENTINA RESTAURADA COM PINOS INTRA-RADICULARES DE DIFERENTES MATERIAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARTHA VASCONCELLOS AMARANTE

Colaborador(es):  MARCOS VENICIUS SOARES PEREIRA - Orientador
ARNALDO FREITAS CAMARÃO - Coorientador
Catalogação:  26/04/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4826@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4826@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4826

Resumo:
Este trabalho apresenta a distribuição de tensões em uma dentina radicular restaurada com pinos intra-radiculares confeccionados de diferentes de materiais. Dois modelos bi- dimensionais de um incisivo central superior com paredes dentinárias radiculares de pouca espessura, incluindo seus elementos de suporte, foram criados com a ajuda do programa AutoCAD 2000. O Modelo 1 representou um dente despolpado, com obturação radicular de guta-percha e restaurado com um pino intra-radicular fundido e uma coroa de cerâmica pura. Este modelo foi utilizado para as análises de pinos de ouro e de zircônia. O Modelo 2 foi similar ao primeiro, porém adotou-se um pino cilíndrico centralizado na cavidade radicular e preenchido com resina composta, sendo utilizado para as análises de pinos pré-fabricados de fibra de vidro e fibra de carbono. A simulação numérica foi realizada pelo software ANSYS 7.0, sendo os modelos carregados com uma força de 100 N em angulações de 45o e 180o em relação ao eixo longitudinal do dente. Os resultados mostraram que, em todos os modelos, as tensões se concentraram na terminação apical do pino, indicando que esta é uma região critica da raiz, podendo a geometria do pino influenciar no risco de fratura da mesma. Nos pinos fundidos, caracterizados por uma maior rigidez elástica, as maiores tensões se concentraram no próprio pino, preservando a dentina radicular na sua porção média e cervical e, portanto, se mostrando mais eficientes no caso de raízes desgastadas. Já nos pinos pré-fabricados, observou-se uma distribuição de tensões de forma mais homogênea pelo dente e um menor nível de tensões no pino, preservando o material restaurador. Entretanto, a dentina radicular foi exposta a maiores carregamentos mecânicos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui