$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: THE WRITING OF PERFORMANCE RITUALS: SMALL GAPS BETWEEN THE TRANCE IN THE CANDOMBLÉ TERREIRO AND THE VERTIGO OF THE DANCING BODY
Autor: RENATA BORGES DE AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 48245
Catalogação:  22/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48245@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48245@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48245

Resumo:
The present work aims to observe the physical perceptions in the trance process of community members already initiated in candomblé after a field research carried out between 2018 and 2019, from a comparative perspective with the vertigo of the body during the creation of a performance. By standing on a boundary between academic essay and literary narratives, we seek to understand trance as a possible aesthetic laboratory for the composition of the movement, in which I am interested in the threshold between the body codes of those who perform and those he experiences the experience of incorporation into religion as a form of body writing, be it aesthetic or political. At the same time, it proposes a discussion about the violent and prejudiced attacks that Afro-Brazilian religions face, allowing, from a look at candomblé practices, a public space for political reflection in addition to a matter of aesthetic fruition. This work involves the writing of my memories of candomblé since childhood, of narratives produced from experiences and conversations noted in my field notebook during visits to the terreiros and rehearsals at an artistic residency at the Coreographic Center of the City of Rio de Janeiro. In this way, it is proposed to observe the traditional codes reproduced in the rituals as a method of composing the performance Transe, and above all, the production of a poetic writing from that place of affection, political construction and experience.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui