$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ANÁLISE AUTOMÁTICA DE SINAIS ELETROCARDIOGRÁFICOS POR REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALEXANDRE STURMER WOLF

Colaborador(es):  CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Orientador
ELISABETH COSTA MONTEIRO - Coorientador
Número do Conteúdo: 4817
Catalogação:  19/04/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4817@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4817@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4817

Resumo:
O objetivo dessa dissertação é o desenvolvimento de um algoritmo para a análise automática de sinais eletrocardiográficos, baseado em Redes Neurais Artificiais. O sistema é dividido em vários sub- programas utilizados para extrair informações do registro eletrocardiográfico de pacientes, informando a existência de anormalidades a partir da comparação dos valores obtidos com os valores de normalidade disponíveis na literatura biomédica. O programa utiliza 4 segundos do sinal de eletrocardiograma para uma análise classificatória inicial, verificando a viabilidade da extração de informações. Sendo possível esta extração, são obtidos os ciclos cardíacos existentes nesse sinal, e deles são extraídas informações quantitativas dos componentes de suas ondas, que posteriormente serão comparadas com faixas de normalidade por meio de um conjunto de regras heurísticas, indicando assim a possível presença de alterações morfológicas do registro. Esse programa pode ser utilizado em comunidades carentes para orientar a necessidade de encaminhamento a um especialista, cuja presença é rara na maior parte dos postos de atendimento generalista. Também pode auxiliar ao médico especialista, indicando de forma objetiva as possíveis alterações do registro eletrocardiográfico. Os resultados obtidos podem ser considerados satisfatórios, sendo que os valores são compatíveis com a sua natureza, principalmente no que diz respeito aos problemas de baixa razão sinal/ruído existente nos sinais analisados. Para verificação dos resultados de localização dos pontos inicial e final de cada componente do ECG, uma das métricas utilizadas foi o MAPE, obtendo-se, 19,44 por cento para onda P,4,85 por cento para o complexo QRS, 8,93 por cento para o início da onda T e 7,76 por cento para o final da onda T. Outra métrica utilizada para comparar os resultados obtidos com outro artigo, foi a Média Aritmética/Desvio Padrão, onde se obteve mi=-0,8264 ms e sigma=3,7037 ms para o início da onda P, mi=-1,5082 ms e sigma=2,2890 ms para o fim da onda P, mi=-0,2104 ms e sigma=3,2486 ms para o início do complexo QRS, mi=-0,4309 ms e sigma=3,9542 ms para o fim do complexo QRS, mi=-0,1926 ms e sigma=5,7413 ms para o início da onda T, mi=-0,3346 ms e sigma=6,3991 ms para o fim da onda T.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui