$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS: DESIGN, UM CAMINHO PARA DIMINUIR A FRAGMENTAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor: MARIANA NIOAC DE SALLES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48176
Catalogação:  19/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48176@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48176@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48176

Resumo:
A inclusão de pessoas com deficiência em ambientes de ensinoaprendizagem formais é recente. A última lei é a Lei de Inclusão Brasileira (LBI,2015). Com as mudanças, o número de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluídos em ambientes de ensino-aprendizagem regulares, aumentou significativamente nos últimos anos. Assim, como a formação de professores de Educação Básica é anterior a LBI, levantamos o pressuposto de que ela pouco contempla o atendimento a situações de inclusão. Estabelecemos, então, como uma questão de pesquisa, a questão de como o Design poderia potencializar a visibilidade de experiências de inclusão. Assumimos, assim, como objetivo, integrar formadores e alunos em prol da constituição desses ambientes. Para tanto, nosso percurso metodológico tomou por base a abordagem do Design Participativo, para entendermos como essa inclusão vinha sendo realizada. Escolhemos como campo de estudo três escolas particulares da cidade do Rio de Janeiro. Paralelamente, visitamos ambientes de educação não formais para visualizarmos pontos de encontro e desencontro entre a educação formal regular e a especializada. Durante todo o percurso, tivemos a participação de pessoas com TEA. Constatamos ser de extrema importância a participação e a interação dessas pessoas na pesquisa. Desenvolvemos um recurso para dar visibilidade às crianças com TEA em ambientes de ensino-aprendizagem inclusivos. Esse recurso possibilita a visualização espacial de onde essas crianças estão sendo inseridas em sala de aula. Assim, os professores podem compartilhar e debater com outros profissionais sobre suas experiências. O recurso cria a oportunidade do reconhecimento de experiências inclusivas por parte do formador e diminui a fragmentação do processo de inclusão da criança com TEA no ambiente de ensino-aprendizagem.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui