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Coleção Digital
Título: BARREIRAS À INTERNACIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS COM EMPRESAS BRASILEIRAS Autor: FERNANDO JANUARIO LOPES SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48166
Catalogação: 19/05/2020 Liberação: 19/05/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48166@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48166@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48166
Resumo:
Título: BARREIRAS À INTERNACIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS COM EMPRESAS BRASILEIRAS Autor: FERNANDO JANUARIO LOPES SOARES
Nº do Conteudo: 48166
Catalogação: 19/05/2020 Liberação: 19/05/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48166@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48166@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48166
Resumo:
Economia Criativa é um conceito relativamente recente, que ainda dá margem
a diferentes interpretações, mas que vem ganhando crescente atenção e apoio por
parte de governos de diversos países e organismos internacionais, tendo se tornado
parte importante do comércio global, na qual a participação de países em
desenvolvimento vem crescendo aceleradamente: em 2015, o valor das exportações
de bens e serviços criativos desse conjunto de países superou o de países
desenvolvidos. No entanto, o Brasil não vem aproveitando esse crescimento,
estando ausente da lista de maiores exportadores de tais itens, mesmo se
considerarmos apenas países em desenvolvimento, o que sinaliza a existência de
barreiras relevantes à internacionalização das empresas brasileiras integrantes da
Economia Criativa. Assim, o objetivo geral do presente estudo é explorar como
stakeholders de empresas brasileiras da Economia Criativa percebem as barreiras à
internacionalização de seus produtos e serviços. Para isto, utilizou-se um estudo de
casos múltiplos, envolvendo três empresas de pequeno e médio porte (PME) do
estado do Rio de Janeiro, produtoras e exportadoras de bens criativos (joias,
semijoias, bijuterias, acessórios e objetos de decoração). A pesquisa indica que, de
modo geral, as barreiras internas à firma são percebidas como as mais relevantes
pelas empresas analisadas, principalmente barreiras funcionais (derivadas de
limitações de recursos humanos e de capacidade produtiva) e de preço. Dentre as
barreiras externas à firma, além das econômicas destacam-se as governamentais,
indicando a necessidade de aperfeiçoamento em regulações e programas de
incentivo à exportação vigentes no país.
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