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Título: WEARABLES NA DANÇA: O DESIGN E A TECNOLOGIA NAS TRANSFORMAÇÕES DA MARCAÇÃO DE PALCO EM BALLET
Autor: JULIA MOTTA BAITELLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA CHAGAS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 48104
Catalogação:  15/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48104@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48104@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48104

Resumo:
A marcação de palco em dança é uma das etapas mais importantes no dia a dia das atividades do bailarino e do coreógrafo. É na marcação, ministrada pelo coreógrafo, e executada pelo bailarino, que os gestos e deslocamentos que compõem a cena são especificados para serem colocados em prática durante os ensaios em salas de aula e no palco. A marcação de palco, em um espetáculo de dança, serve também como guia a outras atividades que ocorrem simultaneamente para a realização do espetáculo, tais como a dança propriamente dita, a atuação, a música, o figurino, a iluminação e a cenografia. Para bailarinos profissionais, seguir a marcação de palco nos ensaios e nas apresentações é uma atividade realizada com facilidade. Entretanto, bailarinos amadores, por sua pouca experiência em fazer uso da marcação de palco, acabam tendo grande dificuldade para memorizar e executar a coreografia concebida pelo coreógrafo para o espetáculo. Esta pesquisa parte da oportunidade de unir o Design e a tecnologia nas interações que ocorrem no palco, em espetáculos de dança, buscando investigar novas possibilidades para a marcação de palco especificamente em ballet. O estudo teve como tema o uso de tecnologias interativas na marcação de palco, e como objetivos observar se e como a introdução de tecnologia digital interativa afeta a interação e comunicação entre coreógrafo e bailarino durante a elaboração e execução da coreografia, bem como identificar tecnologias adequadas a essa atividade. A metodologia adotada na pesquisa, de natureza exploratória, incluiu técnicas de observação assistemática, observação participativa, documentação direta, observação direta extensiva, entrevistas, desenvolvimento de experimentos e observação dos mesmos em uso. Um primeirom experimento consistiu em um sistema interativo composto por uma pala de ballet vestível usada pelo bailarino e conectada por sensores e fio a uma interface gráfica utilizada pelo coreógrafo em um laptop. Em depoimentos registrados após a realização de testes com uma coreógrafa e uma bailarina, foi possível identificar pontos específicos em que a introdução da tecnologia digital interativa trouxe uma contribuição positiva para a interação entre coreógrafo e bailarino. Num segundo momento de experimentação, um wearable foi desenvolvido para funcionar sem o uso do fio, sendo ativado pelo coreógrafo via Wi-Fi pelo laptop. Os experimentos realizados indicaram que, o Design e a tecnologia, no contexto da marcação de palco em ballet, além de facilitarem a execução da coreografia pela bailarina, trouxeram conforto para o coreógrafo, que ao utilizar o software para orientar os deslocamentos e localização dos bailarinos a partir de seu laptop, tem a possibilidade de se movimentar no ambiente, enriquecendo sua visão do conjunto com pontos de vista variados. A pesquisa evidenciou inúmeras possibilidades de desenvolvimento e aplicações do sistema, dentro e fora do ambiente de dança.

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