INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PROPAGAÇÃO DE ONDAS MILIMÉTRICAS NA FAIXA DE FREQUÊNCIAS DE 26.5 GHZ E 40 GHZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLOS EDUARDO ORIHUELA VARGAS

Colaborador(es):  LUIZ ALENCAR REIS DA SILVA MELLO - Orientador
GLAUCIO LOPES RAMOS - Coorientador
Número do Conteúdo: 48102
Catalogação:  15/05/2020 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48102@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48102@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48102

Resumo:
O termo de ondas milimétricas refere-se à porção do espectro eletromagnético com frequências entre 30 e 300 GHz, correspondente a comprimentos de onda de 10 até 1 mm. As características das ondas milimétricas diferem das microondas e das ondas infravermelhas, e são estas diferenças que fazem com que um sistema de ondas milimétricas seja o candidato ideal para algumas aplicações. Em anos passados a falta e o alto custo de fontes, dispositivos, componentes e instrumentação adequada para esta faixa de frequências, levaram a um progresso muito lento nesta área. Atualmente, com o planejamento da nova geração de comunicações móveis, isto está mudando e dispositivos nesta faixa de frequências estão sendo comercializados mundialmente. A faixa de operação pensada para a nova geração de comunicações móveis 5G vai de 24.25 GHz até 86 GHz. No Brasil, as faixas consideradas são de 24.25 GHz até 27.5 GHz e possivelmente de 37 GHz até 40 GHz. Neste trabalho vamos explorar a faixa de frequências entre 26.5 GHz e 40 GHz. Esta faixa já está sendo estudada por vários pesquisadores, porém ainda não existe muita literatura sobre resultados de medições em diferentes ambientes compostos por diferentes materiais. Neste trabalho serão apresentados resultados de medições de perda de penetração e coeficientes de reflexão em materiais de construção usuais. Também serão apresentados resultados de medições de perda de propagação em ambientes abertos (outdoor), realizadas no campus da PUC-Rio, e um modelo de predição desenvolvido com base nos resultados. Resultados de medições em ambientes fechados (indoor), realizadas no Centro de Estudos em Telecomunicações e num prédio da mesma universidade, também serão apresentados ao final desta tese.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui