$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: REFÚGIO NO RIO: O PAPEL DA CIDADE NA INTEGRAÇÃO LABORAL DOS REFUGIADOS
Autor: CLEYTON COSTA LIMA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 48091
Catalogação:  15/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48091@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.48091

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo compreender quais condições precisam ser oferecidas pelas cidades para que solicitantes de refúgio e refugiados possam se manter na cidade e contribuir para o desenvolvimento econômico do município que o acolheu. Para isso, o estudo analisa o caso da cidade do Rio de Janeiro, dado que esta é a segunda maior cidade brasileira em recebimento e permanência de solicitantes e refugiados, parte por seu acesso logístico ser mais favorável para estrangeiros, parte devido às suas condições socioeconômicas. Nesse sentido, observa-se uma atuação quase inexistente da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro no tratamento dessa questão, embora possua iniciativas para modificar tais práticas. Por conta disso, as organizações da sociedade civil, como a PARES Caritas, passam a ter um papel protagonista no processo de integração desses refugiados, mesmo que possuindo limitações. A partir dessas limitações, o artigo propõe formas de ação e resposta política por parte da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, assim garantindo uma integração laboral dos refugiados de forma positiva e eficaz, o que geram ganhos para os próprios deslocados, para as suas redes locais, e para a cidade como um todo, movimentando sua economia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui