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Título: COOPERAÇÃO POLICIAL EM RESPOSTA AO CRIME ORGANIZADO TRANSNACIONAL: O CASO DA AMERIPOL
Autor: ARIEL FACCIOLI FERNANDES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 48088
Catalogação:  15/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48088@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.48088

Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho da Comunidade de Polícias das Américas (AMERIPOL) como um mecanismo de governança transgovernamental em matéria de prevenção e enfrentamento do crime organizado transnacional em uma das regiões do mundo mais afetadas pela questão. Para tal, é feita uma revisão minuciosa de fontes documentais produzidas desde a criação da AMERIPOL em 2007. Se utilizando de uma perspectiva institucionalista, o artigo parte de uma discussão teórica acerca das relações transnacionais e transgovernamentais dentro da disciplina de relações internacionais a fim de apresentar as ferramentas conceituais com as quais irá trabalhar. Depois, discutimos o fenômeno do crime organizado transnacional, cuja expansão é creditada como o principal motivo da ampliação dos mecanismos de cooperação policial. Estes são abordados de maneira mais ampla na seção seguinte para que posteriormente seja apresentado o funcionamento da AMERIPOL ao longo de quatro pontos: sua estrutura interna; suas influências internas; suas atividades desenvolvidas; e, sua relação com demais organismos internacionais. O artigo conclui que há pontos positivos e negativos na atuação da AMERIPOL. Nos pontos positivos, está sua capacidade de reunir diretamente funcionários dos corpos policiais membros, seu trabalho no estabelecimento de instrumentos que facilitem a troca informação, e a redução dos custos de transação dos contatos com a União Europeia. Quanto às suas deficiências, destacamos a desigualdade de participação dos membros, a ausência de um foco maior na questão do tráfico de armas em sua agenda, e a precariedade de sua prestação de contas à sociedade.

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