$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UM LUGAR PARA A ILUSTRAÇÃO: ENTENDENDO O CENÁRIO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ILUSTRADOR BRASILEIRO ATRAVÉS DOS DISCURSOS DOS ATORES ENVOLVIDOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MONICA LOPES NOGUEIRA

Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - Coorientador
Número do Conteúdo: 48080
Catalogação:  14/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48080@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48080@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48080

Resumo:
Quando alguém faz a escolha de se tornar um ilustrador profissional provavelmente passará por vários questionamentos sobre que caminhos seguir, que faculdade escolher, se deve ou não fazê-la, que cursos são necessários realizar etc. No Brasil, de acordo com os dados apresentados na presente pesquisa, quase não há o oferecimento de um ensino universitário para a formação acadêmica do ilustrador. Entretanto, mesmo não havendo praticamente a oferta de uma graduação, foi observado que a maioria dos ilustradores profissionais e futuros ilustradores optaram em ter, sim, uma formação de nível superior, sendo o Design o curso de maior escolha desse público. Dessa forma, com o intuito de entender o cenário brasileiro de formação acadêmica para o ilustrador, além da busca por documentos e conteúdos bibliográficos relacionados à área, foi realizado um questionário com ilustradores profissionais e futuros ilustradores de todas as regiões do Brasil e entrevistas com professores universitários. Para a organização dos dados obtidos a partir das falas desses participantes, foi utilizado o instrumento da análise de conteúdo a fim de categorizar tais informações que não só servem para a reflexão de uma futura construção de fundamentos para o estudo da ilustração, mas que aqui foram utilizados para a construção de um mapa de conteúdos sobre área a fim de servir como guia de estudo a futuros ilustradores de maneira autônoma, bem como uma possibilidade de auxiliar cursos ou universidades no planejamento de quais conteúdos ensinar em cursos (acadêmicos ou não) sobre ilustração. Além disso, a presente tese pretende também chamar a atenção de pesquisadores para a necessidade de haver mais investigações sobre este campo de conhecimento e, com isso, de alguma forma ajudar aqueles que querem seguir a carreira de ilustrador profissionalmente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui