As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MAIS ARTE DO QUE A PRÓPRIA ARTE: SOBRE O USO DO DESIGN NOS MUSEUS E SUA PRETENSÃO DE CONSAGRAÇÃO ENQUANTO ARTE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: FERNANDA DEMINICIS DE ALBUQUERQUE
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 48065
Catalogação: 14/05/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48065@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48065@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48065
Resumo:
Título: MAIS ARTE DO QUE A PRÓPRIA ARTE: SOBRE O USO DO DESIGN NOS MUSEUS E SUA PRETENSÃO DE CONSAGRAÇÃO ENQUANTO ARTE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: FERNANDA DEMINICIS DE ALBUQUERQUE
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 48065
Catalogação: 14/05/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48065@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48065@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48065
Resumo:
Esta dissertação versa sobre os significados do ingresso e usos do design dentro de espaços museológicos. É importante ressaltar que tal uso deve ser observado em consonância com as inúmeras relações existentes e estabelecidas nesses locais, que se articulam entre as instituições mantenedoras do patrimônio histórico, suas obras e exposições, e seus visitantes. Tais relações são complexas e multifacetadas, devendo ser observadas e estudadas dentro de um contexto histórico específico, abrangendo o âmbito social, político-cultural e econômico. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo mais amplo examinar as motivações, bases e limites da inserção e uso do design, bem como, em decorrência, as alterações que inscreveu no próprio conceito de museu. Sem olvidar os diversos profissionais envolvidos nas supracitadas relações, ressaltamos o papel do designer dentro desses limites, e de que maneira esses especialistas atuam e servem aos museus, investigando que tipo de contribuição são capazes de agregar para os estudos do Campo do Design. Assim, uma das diversas questões a ser problematizada e discutida é
pertinente às facilidades que a sua aplicação pode provocar, e, ainda, o alcance e a inclusão social que é capaz de promover.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |