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Título: O ENSINAMENTO NIETZSCHIANO ATRAVÉS DO GÊNIO PARA A FORMAÇAO DE UM NOVO TIPO HUMANO
Autor: ANDRE DE BARROS BORGES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  KATIA RODRIGUES MURICY - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4797
Catalogação:  15/04/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4797@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4797@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4797

Resumo:
A dissertação trata da idéia de gênio desenvolvida por Nietzsche e sua relação com a tradição filosófica - principalmente Kant, o Romantismo alemão e Schopenhauer. Mostramos como Nietzsche modifica o conceito cunhado pela tradição e inova sua significação. A idéia de gênio em Nietzsche pode ser compreendida em dois momentos. O primeiro é o que aparece no livro O Nascimento da Tragédia, onde o gênio possui um caráter sobre-humano capaz de revelar uma verdade fundamental, por meio da arte. No segundo momento arte e vida não mais se diferenciam. Nietzsche aproximará tal noção de gênio à vida, se afastando da concepção forjada pela dita tradição filosófica, onde o conceito de gênio designa um talento inato, e nada pode ser feito para despertar este talento. Procuramos mostrar que Nietzsche parece falar antes da dificuldade da formação de um indivíduo autêntico do que da impossibilidade total desta tarefa, visto que, a partir da constatação da não essencialidade dos valores, certos homens podem criar e também se tornar gênios. Nietzsche parece propor um certo ensinamento de como se tornar um indivíduo autêntico, capaz de criar seus próprios valores e afirmar a vida, apesar de toda sua falta de sentido. Assim, o ensinamento é paralelo ao desenvolvimento de suas reflexões sobre o gênio, que tem na capacidade criativa sua principal característica.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E EPÍGRAFE  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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