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Título: SEGURANÇA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS ENTRE AS CIDADES DO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA BEATRIZ PAES BARRETTO CABRAL

Colaborador(es):  MARCELO ROBERTO VENTURA DIAS DE MATTOS BEZERRA - Orientador
JEAN MARCEL DE FARIA NOVO - Coorientador
Número do Conteúdo: 47819
Catalogação:  04/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47819@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47819@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47819

Resumo:
O transporte rodoviário de produtos perigosos é a principal atividade econômica geradora de acidentes ambientais no Brasil. No modal rodoviário, durante o carregamento, o deslocamento e a descarga há combinações de fatores adversos à operação prescritas em normas que representam riscos de incidentes e acidentes que, a cada ano, aumentam suas estatísticas nas estradas brasileiras. Esta pesquisa identificou pontos de controle aplicados nos locais de partida, onde ocorrem os carregamentos, operados por condutores de veículos que transportam etanol com vistas à prevenção de acidentes durante o transporte da carga. A partir da revisão de leis, decretos e normas, e considerando o percurso entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, o transporte rodoviário de produtos perigosos foi estudado sob o ponto de vista da teoria de prevenção de acidentes de Haddon e modelos de acidentes do Abiquim, programa Olho Vivo nas Estradas. Por meio de entrevistas com funcionários de distribuidoras de combustíveis, a pesquisa identificou práticas correntes utilizadas por motoristas de caminhões para a checagem das condições gerais dos veículos nos pontos de partida com vistas ao atendimento de normas, legislações e procedimentos de segurança das empresas. Os motoristas revelaram que os acidentes ocorridos nas estradas ou até mesmo nas áreas urbanas não ocorrem por falhas de inspeção no ponto de partida, mas sim devido a imprudência de outros condutores que não respeitam as leis de trânsito.

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