$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E INDICADORES DE DESEMPENHO A PARTIR DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): NARLEY WORLLOS DO CARMO NETTO

Colaborador(es):  JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
MARIANA PEREIRA CARNEIRO - Coorientador
Número do Conteúdo: 47796
Catalogação:  04/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47796@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47796@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47796

Resumo:
A sustentabilidade corporativa é identificada na interseção de um conjunto de práticas ambientais, sociais e econômicas integradas. Inúmeras práticas sustentáveis são empregadas pelas organizações, resultando em diversos benefícios de curto e longo prazo. A mensuração do desempenho por meio de indicadores de sustentabilidade com objetivo de acompanhar os resultados e os impactos gerados na natureza e na sociedade por essas práticas tem sido empregada e reportada em forma de relatórios de sustentabilidade por inúmeras empresas ao redor do mundo. No contexto brasileiro, percebe-se a falta de estudos que abordem esse tema. Por tanto, o presente trabalho teve como objetivo identificar as principais práticas sustentáveis e indicadores de desempenho reportadas em relatórios de sustentabilidade utilizadas por empresas de diferentes setores da economia brasileira pertencentes ao ISE da bolsa de valores de São Paulo. A primeira etapa dessa dissertação consistiu em realizar uma revisão sistemática da literatura a fim de apresentar o estado da arte sobre medição de desempenho em relatórios de sustentabilidade. A segunda parte consistiu em identificar as práticas sustentáveis e indicadores relatados nos relatórios de sustentabilidade por meio de uma análise de conteúdo. Por fim, realizou-se uma análise estatística dos indicadores de desempenho obtidos. Após a realização da pesquisa, conclui-se que i) A maioria das empresas está focando nos aspectos da sustentabilidade e estão no caminho certo para o desenvolvimento sustentável. ii) As empresas estão buscando soluções para suas demandas, levando em consideração aspectos como gerenciamento de água, eficiência energética, redução do consumo de insumos, diminuição de desperdícios, novas composições de materiais e formas de produção. iii) Os relatórios de sustentabilidade servem como ferramenta de transparência, uma vez que apresenta de forma concisa dados e informações de como as empresas utilizam todos os seus recursos para criar valor no curto, médio e longo prazo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui