$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PLANO DE MOBILIDADE CORPORATIVA (SUSTENTÁVEL) NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE ENERGIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CAROLINA DA SILVA GRANGEIA

Colaborador(es):  NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador
LUAN DOS SANTOS - Coorientador
Número do Conteúdo: 47751
Catalogação:  30/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47751@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47751@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47751

Resumo:
Transporte é um instrumento direcionador do desenvolvimento urbano, e, com isso, novas metodologias de planejamento com foco no equilíbrio dos sistemas de transporte e sua coexistência no espaço urbano vêm sendo estudadas. Neste contexto, as empresas são consideradas polos geradores de viagens, quando, exercendo grande atratividade, potencializam os impactos no espaço urbano, principalmente, em termos de mobilidade e acessibilidade. Assim, esta Dissertação visa, por meio de estudo de caso, fomentar o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Corporativa, que consiste em medidas integradas de sustentabilidade, como o uso da bicicleta, carona e carsharing, flexibilização da jornada de trabalho, e home-office. De maneira geral, o Plano define estratégias de gestão da demanda, trazendo qualidade de vida para funcionários, redução dos congestionamentos e da emissão de gases de efeito estufa. Foram, logo, utilizados o inventário de carbono da empresa e, elaborado um questionário origem-destino, com perguntas e condicionantes, traçando o perfil dos respondentes e levantando custos. Após diagnóstico, esta Dissertação propõe a elaboração do Plano, com base nos cenários propostos na ferramenta de quantificação de emissões de GEE (GHG Protocol,2019). Os resultados demonstraram redução dos impactos ambientais e financeiros, por exemplo: uso da bicicleta para pessoas que moram a menos de 8 km do local de trabalho, representando uma redução de GEE de 2,2 tCO2eq e 44 reais no gasto médio diário dos funcionários da empresa. Com todos os cenários propostos, obteve-se um redução final de 273,42 reais no gasto médio diário do total de funcionários, e 28,16 tCO2eq.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui