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Título: PLANO DE MOBILIDADE CORPORATIVA (SUSTENTÁVEL) NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE ENERGIA
Autor: CAROLINA DA SILVA GRANGEIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - ORIENTADOR
LUAN DOS SANTOS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 47751
Catalogação:  30/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47751@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47751@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47751

Resumo:
Transporte é um instrumento direcionador do desenvolvimento urbano, e, com isso, novas metodologias de planejamento com foco no equilíbrio dos sistemas de transporte e sua coexistência no espaço urbano vêm sendo estudadas. Neste contexto, as empresas são consideradas polos geradores de viagens, quando, exercendo grande atratividade, potencializam os impactos no espaço urbano, principalmente, em termos de mobilidade e acessibilidade. Assim, esta Dissertação visa, por meio de estudo de caso, fomentar o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Corporativa, que consiste em medidas integradas de sustentabilidade, como o uso da bicicleta, carona e carsharing, flexibilização da jornada de trabalho, e home-office. De maneira geral, o Plano define estratégias de gestão da demanda, trazendo qualidade de vida para funcionários, redução dos congestionamentos e da emissão de gases de efeito estufa. Foram, logo, utilizados o inventário de carbono da empresa e, elaborado um questionário origem-destino, com perguntas e condicionantes, traçando o perfil dos respondentes e levantando custos. Após diagnóstico, esta Dissertação propõe a elaboração do Plano, com base nos cenários propostos na ferramenta de quantificação de emissões de GEE (GHG Protocol,2019). Os resultados demonstraram redução dos impactos ambientais e financeiros, por exemplo: uso da bicicleta para pessoas que moram a menos de 8 km do local de trabalho, representando uma redução de GEE de 2,2 tCO2eq e 44 reais no gasto médio diário dos funcionários da empresa. Com todos os cenários propostos, obteve-se um redução final de 273,42 reais no gasto médio diário do total de funcionários, e 28,16 tCO2eq.

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