$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: BRAPOLAR: UMA APLICAÇÃO PARA O MONITORAMENTO REMOTO DE PESSOAS COM TRANSTORNO BIPOLAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ABEL GONZALEZ MONDEJAR

Colaborador(es):  ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Orientador
DANIEL CORREA MOGRABI - Coorientador
Número do Conteúdo: 47734
Catalogação:  29/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47734@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47734@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47734

Resumo:
O presente trabalho aborda o monitoramento remoto em tempo real de pessoas com Transtorno Afetivo Bipolar e sua interação com seus dispositivos móveis. Algumas abordagens na área da ciência da computação apresentam experiências para coletar informações subjetivas as quais podem ser usadas por especialistas em benefício de pessoas com necessidades específicas. Por outra parte, a fenotipagem digital é um campo de ciência multidisciplinar, usado para descrever uma nova abordagem para acompanhar a interação dos usuários com seu smartphone e poder mapear transtornos fazendo uso dos sensores do celular. Embora algumas pesquisas avaliem as vantagens dos aplicativos móveis para o tratamento das doenças mentais, na literatura não foi encontrada nenhuma solução que faça uso da análise do fenótipo digital e a visualização da informação em tempo real como marcadores de estado e traço de intervenção terapêutica não invasiva, ao detectar precocemente alterações nos padrões comportamentais dos pacientes. Neste trabalho, apresentamos o BraPolar, uma m-Health para monitoramento remoto de pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar, apresentando em tempo real flutuações de humor e comportamentos nos participantes através da interação com seus dispositivos móveis. A fenotipagem digital coletada é apresentada aos especialistas em tempo real poderá ajudar a prever alterações no comportamento das pessoas antes que atinjam consequências funcionais extremas. Neste estudo, apresentamos avaliações de usabilidade piloto envolvendo seis usuários não portadores da doença e cinco especialistas para avaliar a percepção que tem do aplicativo. Apresentamos também um estudo longitudinal realizado durante um mês e avaliação em tempo real com especialistas das áreas de psicologia e psiquiatria. Finalmente, apresentamos o potencial de BraPolar no monitoramento remoto de pessoas com transtorno bipolar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui