$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: CO-MOVER, COMO VER, COMOVER COM CELULARES: MOBILIZANDO OS SENTIDOS NA PRODUÇÃO CRIATIVA DE LEITURAS E ESCRITAS MULTIMODAIS EM PROCESSOS FORMATIVOS
Autor: LUCIANA PERPETUO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47700
Catalogação:  28/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47700@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47700@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47700

Resumo:
O objetivo desta pesquisa é levantar sentidos para o uso do dispositivo móvel celular como meio, no processo de ensino/aprendizagem, para educadores/gestores de espaços formativos. Esta pesquisa parte da experiência de três anos no projeto Oi Kabum! Imagine-se Laboratórios de Arte e Tecnologia na Escola, com educadores da Rede Pública de Ensino de diversos segmentos, onde surge a presença do dispositivo móvel celular, e uma revisita ao trabalho de alguns destes educadores, anos depois. Sob a gestão do CECIP Centro de Criação de Imagem popular, ela é conduzida pela pesquisadora enquanto coordenadora, tomando por base a abordagem metodológica Design em Parceria, praticada na PUC-Rio. Apresentamos como objeto de pesquisa o celular como mobilizador e co-movedor de leituras e escritas multimodais em processos formativos, compreendendo-o como um potente parceiro na produção criativa de conteúdo e de interação entre agentes do processo, ocupando seu lugar no contexto atual da cultura digital. A pesquisa foi dividida entre pesquisa bibliográfica, apresentação de experiências na formação de professores e gestores, e pesquisa qualitativa-interpretativa com questionário via whatsapp. A pesquisa aponta para o uso do dispositivo móvel celular como veículo e meio de materializar leituras e escritas multimodais, promovendo interações e participação entre os sujeitos; para a abordagem metodológica Design em Parceria como um potente aliado em parceria com a Educação; e para a inclusão dos princípios da percepção para o desenvolvimento do pensamento complexo e criativo na formação de educadores, que podem expandir seus planejamentos com seus estudantes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui