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Coleção Digital
Título: DIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: OLIVIA BLANC GOMES COELHO GENTIL
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
IRINA ARAGAO DOS SANTOS - Coorientador
Número do Conteúdo: 47691
Catalogação: 27/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47691
Resumo:
Título: DIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: OLIVIA BLANC GOMES COELHO GENTIL
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
IRINA ARAGAO DOS SANTOS - Coorientador
Número do Conteúdo: 47691
Catalogação: 27/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47691
Resumo:
A dissertação apresenta nosso olhar acerca do fenômeno digital
influencers e como o surgimento desta nova práxis tem modificado o consumo de
moda. Por se tratar de um fenômeno novo, acelerado pelo meio digital do
Instagram, consideramos necessário o entendimento de sua prática — quem são as
digital influencers, para o que e quem trabalham, como recebem por seu trabalho,
como trabalham etc. — e quais são as instâncias de legitimação que as classificam
como tal. Fruto da sociedade industrial e celebrizadas pelas redes sociais da
internet, são legitimadas como tal e, portanto, inculcam gostos e tendências em
quem as segue. Consideramos importante ressaltar desde já que não trataremos
essa práxis como uma ação social inocente ou corriqueira, como livre do domínio
industrial, o gosto dos agentes deste segmento é reflexo do que a indústria deseja
vender para um público maior. Para que conseguíssemos observar este novo
segmento de trabalho, focamos o estudo em três influenciadoras brasileiras, que
operam para o mercado internacional e, portanto, para um nicho de mercado
semelhante. No estudo destas questões utilizaremos como base a teoria social de
Pierre Bourdieu, já que tentamos diferir do pensamento hegemônico produzido no
Campo do Design e analisar o fenômeno socialmente, colocando-o como
resultado das práticas e relações humanas. Explicaremos como o ocorre o
processo de violência simbólica, por inculcação, no Campo da Moda, e como esse
processo de coerção social influencia o modo de vestir e de consumir de
seguidores na Internet, tornando-os naturalizados, ou coisas do dia a dia, por meio
das influencers.
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