INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DIAGNÓSTICO DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO REVERSO NA RECICLAGEM DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS: POLIESTIRENO E POLIETILENO TEREFTALATO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DEBORAH FRANCISCO RODRIGUES

Colaborador(es):  JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
Número do Conteúdo: 4766
Catalogação:  12/04/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4766@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4766@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4766

Resumo:
O acelerado desenvolvimento tecnológico tem provocado uma obsolescência precoce dos produtos. Com o aumento dos produtos com vida útil cada vez menor, cresce o número de resíduos gerados e chega-se ao esgotamento da capacidade dos sistemas tradicionais de disposição de resíduos. Com isso, alternativas são estudadas para a destinação final dos bens, a fim de minimizar o impacto ambiental gerado pelos mesmos. Aliado a esse aspecto, devem ser consideradas as legislações referentes às questões ambientais e a crescente sensibilidade ecológica, com a propagação do conceito do desenvolvimento sustentável e os novos princípios de proteção ambiental (como o EPR - Extended Product Responsability). O processo de reciclagem é também uma importante fonte de renda e de postos de trabalho, especialmente, para os extratos mais pobres da sociedade. É neste contexto que a Logística Reversa vem se desenvolvendo, com processos de retorno dos bens aos seus ciclos produtivos, quando possível, ou à sua destinação final. Este trabalho pretende apresentar, em linhas gerais, a logística reversa relacionada à reciclagem de resíduos plásticos. Para isso, foi diagnosticado o canal reverso de distribuição da reciclagem dos resíduos plásticos de Poliestireno e Polietileno Tereftalato, analisando oito empresas integrantes deste canal no Estado do Rio de Janeiro por meio de entrevistas. Além dessas empresas, foram abordadas no estudo uma recicladora de PET em São Paulo com dados extraídos via internet e uma empresa que está realizando uma nova experiência em coleta automática de recicláveis.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui