$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ANÁLISE DE DIFERENTES PROCESSOS SUBTRATIVOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DA SUPERFÍCIE DE IMPLANTES ODONTOLÓGICOS DE TITÂNIO CP
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor: RICARDO VIEIRA BATHOMARCO

Colaborador(es):  IVAN GUILLERMO SOLORZANO NARANJO - Orientador
Número do Conteúdo: 4765
Catalogação:  12/04/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4765@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4765@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4765

Resumo:
Apesar do titânio e suas ligas serem amplamente empregadas na implantodontia e os resultados das experiências clínicas comprovarem que estes materiais apresentaram excelente biocompatibilidade, existem dúvidas quanto às propriedades físico-químicas ideais das superfícies dos implantes de titânio para se obter uma osseointegração adequada. Todavia, os padrões para definir as propriedades superficiais dos implantes odontológicos ainda não estão definidos na literatura. Estas características são importantes, uma vez que a osseointegração é fortemente dependente da ligação das células com a superfície do implante. Este trabalho tem como objetivo analisar três processos subtrativos utilizados no tratamento da superfície de implantes osseointegráveis de titânio comercialmente puro a saber: abrasão - jateamento, erosão - ataque químico e combinação das duas. Estes métodos permitem avaliar as propriedades físicas e químicas superficiais de cilindros de titânio tratados através destes processos tais como: morfologia superficial, topografia e molhabilidade (ângulo de contato). Foi possível, também, identificar os parâmetros e métodos vinculados que otimizam as condições superficiais para este fim.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULOS 1, 2 E 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULOS 5 E 6  PDF
APÊNDICES, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui