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Título: COMUNIDADES E IDENTIDADES, UM ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE VISUAL OFICIAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA CAROLINA BOLSHAW GUIMARAES

Colaborador(es):  NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - Orientador
Número do Conteúdo: 47654
Catalogação:  24/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47654@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47654@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47654

Resumo:
Esta dissertação busca investigar a prática recorrente de substituição da identidade visual oficial das prefeituras, em especial a do Rio de Janeiro, e estudar a relação entre política, design e identidade. Por meio de uma pesquisa exploratória aplicada, pretende-se contextualizar o conceito de comunidade e identidade para examinar a identidade visual oficial da cidade. A partir disso, realiza-se uma pesquisa de campo com o intuito de analisar as diversas identidades visuais utilizadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro desde a sua fundação, no ano de 1975. Sendo assim, a pesquisa se divide em três partes. Na primeira, propomos uma discussão sobre identidade na contemporaneidade, buscando enfatizar a construção do conceito de comunidade e formas de agrupamentos sociais. Aproximando a discussão com o design, apresentamos o conceito da pedagogia das coisas, em relação à identidade como item de consumo e à imagem dentro da construção de uma identidade. Na segunda, adentramos o universo da imagem, discutindo o design como forma de expressão politica e identidade visual corporativa. Assim, apresentamos um estudo e análise documental de marcos históricos com exemplos de diferentes aplicações de identidades de outras cidades nacionais e internacionais. Na terceira parte, desdobramos a pesquisa em seu recorte definitivo: a identidade visual do Rio de Janeiro, através de um levantamento histórico documental de sua aplicação, desde a adoção do brasão oficial na fundação da cidade no século XVI até a prefeitura concluída em 2016. Ainda analisaremos a identidade utilizada pela gestão atual (2017-2020), reformulada três vezes em seu primeiro ano. Por fim, apresentaremos a metodologia desenvolvida para a pesquisa de campo em conjunto com a análise e percepções de seus resultados.

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