$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: LEVANTES NO CAMPO LITERÁRIO
Autor: ALEXANDRE FERREIRA VELHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47597
Catalogação:  20/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47597@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47597@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47597

Resumo:
A tese Levantes no campo literário focaliza processos literários contemporâneos avessos à identificação classificatória consensual, em função da heterogeneidade de seus conteúdos, configurações escriturais e circuitos comunicativos. Neste contexto são explorados cruzamentos interartísticos e intermidiáticos numa perspectiva transdisciplinar, em busca de ferramentas teóricocríticas que permitem dar relevo ao potencial criativo de um corpus literário em constante movimento e crescente expansão. O acento sobre formas de saber imaginativo abre espaço para novas articulações com o passado, marcadas pela oscilação entre memória, esquecimento e sobrevivência. Legíveis e visíveis em montagens e remontagens heterocrônicas, elas privilegiam composições constelares flexíveis de seus restos e rastros atuantes no presente, em detrimento de estruturas narrativas sequenciais lineares. É neste âmbito que se situam as inquietações estéticas, éticas e políticas das reflexões propostas abrindo espaço, entre outros, para indagações motivadas pela apropriação do conceito de levantes (soulèvements) problematizado e difundido pelo filósofo e historiador da arte Georges DidiHuberman. A partir da leitura questionadora da história da Ditadura Militar registrada pelo romance K., Relato de uma busca, de Bernardo Kucinski, e pelo filme Deslembro, de Flávia Castro, em comparação com o Massacre do Carandiru, exposta na instalação artística 111 e na performance 111 Vigília Canto Leitura, do multiartista Nuno Ramos, são investigados os modos como esses processos literários, entendidos como política de resistência ou gestos de levante, operam para o não esquecimento desses eventos e de suas vítimas, transformando a sua memória latente em experiência viva. Neste sentido, a tese Levantes no campo literário se entende como contribuição original e oportuna para a construção de repertórios teóricos em sintonia com as demandas de produções literárias contemporâneas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui