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Coleção Digital
Título: MODA CLUBBER E RAVER: UMA TENDÊNCIA NA CENA CONTEMPORÂNEA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LAIS FONTENELLE PEREIRA
Colaborador(es): MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS - Orientador
Número do Conteúdo: 4747
Catalogação: 06/04/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4747@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4747@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4747
Resumo:
Título: MODA CLUBBER E RAVER: UMA TENDÊNCIA NA CENA CONTEMPORÂNEA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LAIS FONTENELLE PEREIRA
Colaborador(es): MONIQUE ROSE AIMEE AUGRAS - Orientador
Número do Conteúdo: 4747
Catalogação: 06/04/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4747@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4747@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4747
Resumo:
A moda entrou na moda na contemporaneidade. Ela saiu dos
armários e vitrines e veio parar no papel, ou melhor neste
papel. O presente trabalho consiste em um estudo da moda
dos Clubbers e Ravers como uma forma de expressão e
comunicação na cultura atual, em que o verbo foi
substituído por imagens e as palavras por roupas e
acessórios. A primeira parte apresenta um histórico, desde
o nascimento da moda até os dias de hoje, enfocando a moda
como uma produção cultural que envolve aspectos sociais,
políticos, econômicos e até ideológicos. A segunda parte
trata do trabalho de campo, isto é das 11 entrevistas
realizadas com sujeitos entre 17 e 34 anos, residentes no
Rio de Janeiro e São Paulo e que se vestem com a moda
Clubber ou Raver. O objetivo deste trabalho era portanto de
tentar entender a moda como fenômeno situado no limite
entre o público e o privado além de descrever como se dá a
socialização de sujeitos vivendo numa cultura dominada por
sensações e habitada por imagens.