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Título: CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE ENGENHARIA PARA PROJETO DE PRÉDIOS PÚBLICOS: UM ESTUDO A PARTIR DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MANOELA DE MORAES SILVA

Colaborador(es):  VALERIA PEREIRA BASTOS - Orientador
JEAN MARCEL DE FARIA NOVO - Coorientador
Número do Conteúdo: 47440
Catalogação:  14/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47440@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47440@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47440

Resumo:
Esta pesquisa propõe o uso de indicadores em projetos de arquitetura e engenharia pública como meio de comunicação entre usuários, técnicos de manutenção, fiscais de obras e projetistas na perspectiva da melhoria das condições das edificações públicas. A questão central voltou-se para o entendimento de como um sistema de indicadores analíticos pode estimular agentes da administração municipal a atuarem na melhoria contínua dos projetos de escolas. Para tanto se considerou que as demandas de usuários e as análises de técnicos de manutenção e fiscalização podem alavancar novas informações relevantes aos projetistas. O modelo proposto de desempenho global abrange três dimensões relacionadas à vida útil sob o ponto de vista do usuário; aos aspectos que facilitam os serviços de manutenção conforme a percepção do agente de manutenção; e à qualidade do projeto sob o ponto de vista do fiscal de obras. O campo empírico para o estudo foram duas escolas de ensino fundamental de porte médio com turnos matutinos, diurnos e noturnos, construídas nos anos 2000 e mantidas pela gestão municipal, localizadas em um município da região do Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro onde foi possível inferir que a funcionalidade e a conservação de uma das escolas teve maior comprometimento na vida útil devido a deficiências em instalações e a dimensão do pé direito em seu primeiro pavimento. A padronização de equipamentos, as especificações de argamassas e revestimentos de paredes foram alguns dos critérios que distanciaram os índices de desempenho de projeto entre as escolas visitadas.

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