$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CLASSIFICAÇÃO DE FALHAS DE EQUIPAMENTOS DE UNIDADE DE INTERVENÇÃO EM CONSTRUÇÃO DE POÇOS MARÍTIMOS POR MEIO DE MINERAÇÃO TEXTUAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCUS VINICIUS GIOLLO CESAR

Colaborador(es):  MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - Orientador
KARLA TEREZA FIGUEIREDO LEITE - Coorientador
Número do Conteúdo: 47367
Catalogação:  07/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47367@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47367@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47367

Resumo:
A construção de poços marítimos tem se mostrado uma atividade complexa e de alto risco. Para efetuar esta atividade as empresas se valem principalmente das unidades de intervenção de poços, também conhecidas como sondas. Estas possuem altos valores de taxas diárias de uso devido à manutenção preventiva da unidade em si, mas também por falhas as quais seus equipamentos estão sujeitos. No cenário específico da Petrobras, em junho de 2011, foi implantado no banco de dados da empresa um maior detalhamento na classificação das falhas de equipamentos de sonda. Com isso gerou-se uma descontinuidade nos registros da empresa e a demanda para adequar estes casos menos detalhados à classificação atual, mais completa. Os registros são compostos basicamente de informação textual. Para um passivo de 3384 registros, seria inviável alocar uma pessoa para classificá-los. Com isso vislumbrou-se uma ferramenta que pudesse efetuar esta classificação da forma mais automatizada possível, utilizando os registros feitos após junho de 2011 como base. O objetivo principal deste trabalho é de sanar esta descontinuidade nos registros de falha de equipamentos de sonda. Os dados foram tratados e transformados por meio de ferramentas de mineração textual bem como processados pelo algoritmo de aprendizado supervisionado SVM (Support Vector Machines). Ao final, após obter a melhor configuração do modelo, este foi aplicado às informações textuais do passivo de anormalidades, atribuindo suas classes de acordo com o novo sistema de classificação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui