$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PART-OF-SPEECH TAGGING PARA PORTUGUÊS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROMULO CESAR COSTA DE SOUSA

Colaborador(es):  HELIO CORTES VIEIRA LOPES - Orientador
Número do Conteúdo: 47361
Catalogação:  07/04/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47361@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47361@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47361

Resumo:
Part-of-speech (POS) tagging é o processo de categorizar cada palavra de uma sentença com sua devida classe morfossintática (verbo, substantivo, adjetivo e etc). POS tagging é considerada uma atividade fundamental no processo de construção de aplicações de processamento de linguagem natural (PLN), muitas dessas aplicações, em algum ponto, demandam esse tipo de informação. Nesse trabalho, construímos um POS tagger para o Português Contemporâneo e o Português Histórico, baseado em uma arquitetura de rede neural recorrente. Tradicionalmente a construção dessas ferramentas requer muitas features específicas do domínio da linguagem e dados externos ao conjunto de treino, mas nosso POS tagger não usa esses requisitos. Treinamos uma rede Bidirectional Long short-term memory (BLSTM), que se beneficia das representações de word embeddings e character embeddings das palavras, para atividade de classificação morfossintática. Testamos nosso POS tagger em três corpora diferentes: a versão original do corpus MacMorpho, a versão revisada do corpus Mac-Morpho e no corpus Tycho Brahe. Nós obtemos um desempenho ligeiramente melhor que os sistemas estado da arte nos três corpora: 97.83 por cento de acurácia para o Mac-Morpho original, 97.65 por cento de acurácia para o Mac-Morpho revisado e 97.35 por cento de acurácia para Tycho Brahe. Conseguimos, também, uma melhora nos três corpora para a medida de acurácia fora do vocabulário, uma acurácia especial calculada somente sobre as palavras desconhecidas do conjunto de treino. Realizamos ainda um estudo comparativo para verificar qual dentre os mais populares algoritmos de criação de word embedding (Word2Vec, FastText, Wang2Vec e Glove), é mais adequado para a atividade POS tagging em Português. O modelo de Wang2Vec mostrou um desempenho superior.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui